Filmado ao longo de doze anos, filme transita entre ficção e realidade de forma primorosa
![]() |
"As pessoas dizem que devemos curtir o momento. Eu fico pensando se na verdade não é o contrário, se o momento é que deveria curtir a gente." (Boyhood) |
Um filme que já era sensação antes mesmo de estrear, esse é Boyhood. A curiosidade permeava o imaginário de quem ouvia falar sobre o projeto - sem dúvidas ousado - do diretor Richard Linklater. A proposta era contar a história do garoto Mason (Ellar Coltrane) de seus seis aos dezoito anos. Até ai nada excepcional, exceto pelo fato de que Linklater quis manter o elenco original ao longo de todo o filme. A única maneira de fazer isso era esperando o tempo passar. E foi isso que o diretor fez. Cerca de três dias por ano, ao longo de doze anos, o diretor reunia seu enxuto elenco para as gravações. O resultado é um realismo impressionante que transcende a aparente simplicidade do roteiro.
O filme acompanha o crescimento de Mason Jr. e sua relação com seus familiares. Os pais, Mason (Ethan Hawke) e Olivia (Patrícia Arquette) se divorciaram pouco tempo após o nascimento de Mason Jr. No meio da conflituosa relação dos dois, o jovem Mason vai crescendo e enfrentando seus próprios demônios: dificuldade em se relacionar com a irmã Samantha (Lorelei Linklater), problemas com os parceiros da mãe, entrada na adolescência, primeiro amor, sexo, drogas e a escolha da profissão. "Eu quase nunca me sinto a vontade para verbalizar meus sentimentos. Palavras não são o suficiente, entende?", confessa o rapaz em certo ponto do filme. Não preciso nem dizer que o fato de o ator crescer com o personagem só torna tudo ainda mais real. Ethan e Patricia também merecem elogios por se permitir envelhecer na frente das câmeras. Sem dúvidas, não é um desafio que muitos topariam.

Antes de Boyhood, o diretor Richard Linklater já era conhecido mundialmente por sua forma peculiar de usar o tempo para contar suas histórias. De 1995 a 2013 produziu os filmes da chamada "Trilogia do Antes", formada pelos filmes Antes do Amanhecer (1995), Antes do Por do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013). Nos filmes, a história de um casal é contada a cada nove anos, respeitando os respectivos anos de cada estreia. A trilogia recebeu aclamação mundial e projetou não só o diretor, mas também o ator Ethan Hawke (que protagonizou as três películas e ajudou a produzir os dois últimos filmes da série). Agora, mais uma vez, Linklater recebe elogios merecidos de crítica e público pelo trabalho desempenhado, e já desponta como um dos favoritos ao Oscar 2015.
O mais impressionante em Boyhood talvez nem seja ver o elenco envelhecer. Talvez seja perceber que a vida é realmente isso, uma história que a gente conta em 166 minutos. Se a intenção do diretor era somente mostrar um bom trabalho que fugisse do tradicional, no final das contas ele apresentou muito mais que isso.
The Black Album

Boyhood - Da infância à juventude (EUA/2014)
Direção e Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Ethan Hawke, Patrícia Arquette, Lorelei Linklater
Opinião: Ótimo
Opinião: Ótimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário